Um debate sobre gêneros
por Ana Clara Frontelmo e Gabriela Venâncio
No ultimo mês de janeiro, foi lançado o livro Degenerações: perspectivas de gênero nas artes e nas ciências. De autoria das professoras Maria das Graças Salgado (DLC-ICHS) e Valeria Rosito (Departamento de Letras – IM), da UFRRJ, a publicação faz parte da coleção Licenciatura em Perspectivas, da Edur-UFRRJ, e tem como objetivo discutir a relevância do gênero nos diversos tipos de discurso, desde o testemunhal até o diário.
Lideres do grupo de pesquisa GEDIR: Gênero, Discurso e Imagem (UFRRJ/CNPq), Salgado e Rosito colocam em pauta no livro a aproximação entre os temas de gênero e as Ciências Humanas e Sociais. Também abordam na obra o uso da linguagem para a compreensão dos problemas sociais a partir do discurso, relacionado à linguagem artística, e a considerações filosóficas e literárias sobre gênero.
Maria das Graças Salgado é professora adjunta de inglês da UFRRJ e pesquisadora no campo da Análise Crítica do Discurso. Em sua carreira, publicou artigos sobre representações de gênero, memória e emoção em diferentes tipos de discurso. Desenvolve projetos de pesquisa que exploram a relação entre gênero, memória e emoção em narrativas autobiográficas.
Valeria Rosito, por sua vez, é professora adjunta de Literatura Brasileira no curso de Letras do Instituto Multidisciplinar. Pesquisa sobre estudos de gênero e estudos subalternos na interface com texto e imagem.